PPG da Rede Bionorte promove em março, 1º Workshop de Interação com entidades de C & T
O Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE) realizará no próximo dia 28 de março de 2014, no Caesar Business Manaus, o Primeiro Workshop de Interação entre Instituições Científicas e Tecnológicas & Empresas do Estado do Amazonas. O evento tem como objetivo estreitar o relacionamento entre as ICTs e o setor empresarial, com vistas à elaboração de projetos de P&D&I para estimular a geração de bioprodutos e bionegócios.
O encontro é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e secretariado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da professora Maria de Fátima Bigi, coordenadora do evento.
Segundo o coordenador geral do PPG-BIONORTE, professor da Ufam, Spartaco Astolfi Filho, evento dessa natureza oportuniza o debate sobre os principais obstáculos enfrentados, tanto pela Academia quanto pelo setor da Bioindústria, no que se refere a recursos humanos, propriedade intelectual, regulamentação da atividade, comercialização e mercado, entre outros. Podendo, além disso, fornecer subsídios para definição de políticas de desenvolvimento relacionadas à área em debate.
“Promoveremos uma série de três encontros visando garantir a permanência do setor produtivo no mercado, pela necessidade de aplicação e/ou direcionamento do conhecimento científico gerado pelas ICTs e que têm os recursos da biodiversidade amazônica como atrativo para o desenvolvimento de suas potencialidades”, explicou.
Ainda de acordo com ele, “somente uma revolução na capacitação científico-tecnológica, com a transformação sustentável dos ativos florestais pela biotecnologia, poderá atribuir valor econômico à biodiversidade, levando ao desenvolvimento sustentável da região, de tal forma que se reflita em ganhos econômicos, sociais, ambientais e culturais, trazendo equidade aos seus habitantes”.
No escopo do projeto para realização do workshop, o evento volta-se a empreendedores de Biotecnologia, Tecnologia da Informação/Comunicação e de Produtos Regionais, além de diretores de empresas de bioprodutos, pesquisadores, técnicos, estudantes, Organizações Não Governamentais e cidadãos interessados no segmento.
“Buscamos a integração de pesquisadores de ICTs com profissionais do setor Produtivo, a fim de permitir esforços conjuntos e racionalizados para o desenvolvimento de processos e produtos oriundos da biodiversidade”, ratificou o coordenador do evento.
Os interessados terão o período de 6 a 20 de março para se inscreverem por meio da página BIONORTE
Nenhum comentário