Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da funcionalidade do Design Emocional aliado ao câncer



O Design Emocional propõe projetar novas tecnologias com foco na emoção das experiências agradáveis, os objetos passam a assumir forma social e função simbólica no uso cotidiano.
“As pessoas estão procurando personalização, humanização, produtos que atendam mais seus próprios desejos do que diretamente a funcionalidade. Elas buscam os produtos como símbolo de status social”, afirma Edu Agni, UX Designer especialista em projetos de interface.
Sob a orientação da professora do Departamento de Design, Jordana  Vasconcelos, a aluna de graduação em design, Ana Olívia Batista Mendes, mostrou um ângulo onde o Design Emocional tem funcionalidade e desenvolveu um projeto, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título, `Design Emocional: uma proposta de intervenção humanização no setor pediátrico do Hospital de Câncer de Manaus`,  a defesa ocorreu nesta sexta-feira 27 de Fevereiro, no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT).
A partir de estudos e observações concernente a comodidade e entretenimento das crianças em tratamento na ala pediátrica do Hospital de Câncer de Manaus, foi averiguado que o trato com as pessoas de todas as faixas etárias, tanto infantil quanto o adulto, é o mesmo sem levar em consideração  a parte emocional da criança que é responsável pela  capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada, que colabora de forma positiva ou não com o tratamento de doenças. Tendo isso em vista, a pesquisadora Ana Mendes propôs uma intervenção humanizada. Envolvendo conceitos próprio para a faixa etária de crianças de 1 à 12 anos e levando em consideração objetos que remetem o contexto infantil, a pesquisadora utilizou meios como: Técnicas ergonômicas, uso de  cores primárias para tornar o espaço mais divertido, papel de parede destinado à pintura e móveis interativos, como puff no formato de quebra cabeça,  tudo adequado para oferecer a interação e a humanização do ambiente.  
A motivação de Ana Mendes tem base em como design pode contribuir no tratamento do câncer, uma doença tão enternecedora. Haveria uma melhora significativa no setor hospitalar de Manaus se a pesquisa de Ana Mendes fosse implementada, essa é a expectativa da pesquisadora. Onde os objetos além de assumirem forma social e função simbólica no uso cotidiano, também tem uma relevante funcionalidade.


Fonte: Portal da UFAM

Nenhum comentário