Brasil e Alemanha inauguram na Amazônia a maior torre de pesquisa ambiental da América do Sul
Imagem: divulgação |
A Torre Atto é um consórcio entre o governo brasileiro, por meio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Instituto Max Planck da Alemanha e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A primeira e a maior torre de pesquisa ambiental da América do Sul, o Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês), com 325 metros de altura, foi inaugurada no último sábado (22) pelos governos do Brasil e da Alemanha.
Fincada no meio da maior floresta tropical contínua do planeta, a Torre Atto está localizada a 150 quilômetros em linha reta de Manaus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, na região do município de São Sebastião do Utumã. Instalada numa área de ambiente pristino, livre de qualquer tipo de poluição, a torre coletará dados precisos sobre a interação da floresta amazônica e a atmosfera.
Construída com tecnologia nacional, tem o objetivo de monitorar o clima na região amazônica durante 20 a 30 anos a partir da coleta de dados sobre os processos de troca e transporte de gases entre a floresta e a atmosfera.
Nenhum comentário