Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

IDOSO E DEFICIENTE TÊM VAGA OCUPADA NO ESTACIONAMENTO DO ICHL

Novos espaços foram destinados à utilização pública no ICHL, depois da construção de um novo terminal de ônibus, como a criação de novas passarelas para pedestre e a ampliação do estacionamento que, incluiu também,  a criação de 25  novas vagas  para uso exclusivo de idosos e deficientes físicos.
Mas apesar dos benefícios destinados para as vagas especiais, esse direito é constantemente desrespeitado no estacionamento do ICHL. Diariamente pessoas ocupam vagas destinadas para veículos de portadores de deficiências e idosos, sem se importarem com a utilização irregular do espaço.
A UFAM já adotou várias medidas para indicar que há vagas destinadas a esses usuários, como colocar cavaletes e correntes e sinalizar com placas e pinturas, alertando os demais condutores de que as vagas são destinadas aqueles que têm direito, de acordo com as leis que regem essa situação. Além disso, os seguranças orientam os condutores a estacionar o carro obedecendo as vagas disponibilizadas.
A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, dispõe sobre o Estatuto do Idoso, em seu artigo 41, que estabelece a obrigatoriedade de se  destinar 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos. Já a Lei Federal nº  10.098, de 19 de dezembro de 2000, determina normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e, em seu art. 7º, reserva 2% das vagas para veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. O cartão de Estacionamento para Vaga Especial é o instrumento legal que dá direito às pessoas com mobilidade reduzida – idosas e pessoas com deficiência (temporária ou permanente) – a utilizar as vagas.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (ManausTrans) é o órgão responsável pelo credenciamento de cidadãos maiores de 60 anos e pessoas com deficiência física ou visual. A credencial é pessoal e intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível.

Sobre o cadastramento para o uso de vaga especial, maiores esclarecimentos podem ser obtidos na sede do órgão, localizado na Av.Tefé, 850, Japiim.

Nenhum comentário