UFAM testa clones de café para o Amazonas
A UFAM, em parceria com a Embrapa Rondônia, Embrapa Amazônia Ocidental e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), realizou, no dia 17 de maio, a primeira colheita de café clonado para o projeto “Seleção de clones de Coffea canephora para o Estado do Amazonas”. A ideia é selecionar os clones superiores para plantio, com o intuito de difundir a cultura entre os agricultores da região. Além dessa primeira, serão realizadas mais outras duas safras para o projeto.
Os clones de café são assim denominados por serem produzidos por meio de galhos de outra planta, a partir de estaquia e não por sementes. Cerca de 15 clones foram desenvolvidos em Rondônia e chegaram em Manaus, Itacoatiara e Humaitá. Na capital, foram plantados 640 mudas na Fazenda Experimental da UFAM, em um espaço de 2500 metros quadrados. Em Itacoatiara, a previsão é passar três ou quatro safras avaliando o comportamento desses clones. Já em Humaitá, a parceria tem rendido bastante para a pesquisa e produção cafeeira da região, com clones apresentando respostas significativas.
Ainda há mais duas pesquisas que envolvem o café no Estado: o projeto de doutorado “Compostos bioativos e capacidade antioxidante em clones de Coffea Canephora no Amazonas”, do engenheiro agrônomo da UFAM, Hugo Tadeu, e “Café no Amazonas, expandindo fronteiras: adaptação, produção e qualidade”, do professor da UFAM, Fábio Ferreira.
Para saber mais: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/2502-ufam-testa-variedade-de-clones-de-cafe-para-o-estado-do-amazonas.html
Por João Vitor Sales
Nenhum comentário