Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

UFAM forma 43 professores indígenas em Tefé

 


A licenciatura indígena ganhou 43 novos profissionais a partir da outorga de grau realizada no último dia 21 no município de Tefé, pela Universidade Federal do Amazonas. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade, que contou com a presença do vice-diretor da Faculdade de Educação (Faced), Cláudio Gomes da Victoria, familiares e amigos dos formandos, cujo foram entregues à sociedade 13 formandos do curso com ênfase nas Ciências Humanas e Sociais, 15 do curso que destaca as Exatas e Biológicas e outros 15 oriundos do curso que enfatiza as Letras e as Artes.

A oradora, em português e na língua tukano, mencionou as adversidades vivenciadas ao longo da formação. "Nos deslocamos de nossas aldeias e municípios, sem energia, sem água, sem alimentação...mais recentemente, a pandemia e todas restrições e perdas que tivemos. Esses desafios nos motivaram para voltarmos às nossas comunidades e aplicarmos a educação escolar indígena com o viés da pluralidade étnica. Somamos oito povos distintos e aprendemos juntos. Nesta despedida, certamente sabemos que a vida poderá nos separar, mas a memória permanecerá", discursou.

O vice-diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victoria, discursou em nome da diretora da Faced, a professora Silvia Conde. "A universidade jamais seria a mesma depois de experimentar o convívio e a troca de saberes com os povos indígenas. Nós nos reconhecemos no nosso papel. Por isso, importante nunca esquecermos de olhar para o lado, para a comunidade e fortalecer a nossa luta. Que outros municípios cheguem a viver esse momento que estão vivendo, afinal somos o estado mais indígena do País e sabemos, a demanda existe. Por último, tenham sempre em mente, a conquista de vocês é pessoal, mas, também, coletiva", explanou.

Para mais informações: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/3059-ufam-outorga-grau-a-43-professores-indigenas-em-tefe.html

Por Beatriz Farias


Nenhum comentário