Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

Centro de Artes da UFAM apresenta sua mais nova exposição intitulada “Artistas mulheres no acervo do Caua"

Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam) está realizando a exposição "Mulheres Artistas no acervo do Caua", que tem por finalidade divulgar as obras de mulheres artistas que são parte do acervo do Centro. A exposição estará aberta na Galeria do Caua, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro. O Caua é um órgão suplementar da UFAM, tendo como um dos seus fins apoiar e divulgar variadas expressões artísticas, bem como a divulgação do acervo de artes visuais do Centro, que foi organizado e catalogado na atual gestão. A partir de 2017, o Caua, adquiriu a função de fonte de informações de pesquisas, colaborando desse modo, para a produção de conhecimento nas Artes Visuais.

Em razão da conservação do acervo artístico, o Caua fomenta essa exposição que tem curadoria da diretora da instituição, professora Priscila Pinto Maisel, e da museóloga, e também professora, Regina Vasconcellos. “Artistas Mulheres no acervo do Caua” tem o propósito de conscientizar o público sobre as obras de artistas da região Norte, desde as consagradas às menos populares.

Segundo as curadoras, as obras foram selecionadas de um conjunto prestes a ter sua catalogação concluída, de diferentes estilos e técnicas, dentre as quais foram destacadas as pinturas e os desenhos de Bernadete Andrade e as xilogravuras de Auxiliadora Zuazo, cujas obras deixaram sua marca na história da arte amazonense desde 1980.
Além dessas prestigiosas artistas, também estão expondo: Helen Rossy, Iva Tai, Priscila Pinto, Naia Arruda, Raquel Mattos, Hadna Abreu, Bruna Mazzotti, Pity Passos, Suely Ojara, Adriana Velikova, Lu Silva, Flor de Oliveira, Rita Queiroz, Linduina Mendes, Itacy Bittencourt e Silvia Feliciano.

O trabalho das artistas mostra a variedade de estilos e técnicas constantes no acervo do Caua. A exposição será aberta ao público, respeitando as normas de segurança necessárias ao enfrentamento à pandemia da Covid 19.

Atualmente, a galeria está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, até a volta do atendimento presencial na UFAM, que é das 8h às 2h e das 13h às 17h.

Por Rodrigo Silvério

Nenhum comentário