Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

Doutoranda da UFAM desenvolve plástico alternativo


A doutoranda em Agronomia Tropical da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisadora Ana Cecília Nina Lobato, sob orientação da professora Francisca das Chagas do Amaral e coorientação do professor Carlos Victor Lamarão Pereira, desenvolveu, a partir da fécula do cará, um material alternativo ao plástico para guardar alimentos.
O estudo iniciou em 2015 no Programa Agricultura do Trópico Úmido (ATU) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) quando a pesquisadora enxergou na fécula do cará uma possibilidade de aperfeiçoar a elaboração de materiais biodegradáveis. O objetivo da pesquisa é melhorar a qualidade e conservação dos alimentos embalados, o que reduziria o uso de embalagens plásticas. E, por se tratar de um produto comestível, foi constatado que a película flexível (também comestível!) manteve grande parte das propriedades nutritivas do cará roxo. O produto está em fase de patenteamento e posteriormente será colocado à disposição das indústrias interessadas na produção em grande escala.
A pesquisa concluída em 2017 resultou na dissertação de mestrado "Desenvolvimento e caracterização de filmes biodegradáveis a partir da fécula do cará (Dioscorea trifida L.f.) em diferentes períodos de fermentação". Ana Cecília defenderá sua tese em Agosto de 2021.
Autora: Erika Rodrigues. Editora: Gabrielle Peixoto. Coordenação geral: Prof. Célia Carvalho
Fonte: Site da UFAM. Disponível em :https://www.ufam.edu.br/noticias-destaque/1003-pesquisadora-da-ufam-desenvolve-plastico-a-partir-da-fecula-do-cara.html publicado em 10 de janeiro de 2020. 

Nenhum comentário