Pesquisa da UFAM mostra eficácia em tratamento de câncer de pele
Intitulada Avaliação da eficácia in vitro e in vivo de ativos em células de melanoma, a pesquisa científica desenvolvida pela pesquisadora Gleyce Jobim levou quatro anos para ser concluída e foi desenvolvida no laboratório Biophar, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM, em parceria com os laboratórios do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e amparado pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), edital Nº 004 /2013.
O projeto demonstrou, a partir de testes em laboratório, a atividade antitumoral do composto químico nitroestireno, tanto em linhagens de células de melanoma maligno cutâneo (câncer de pele) cultivadas em laboratório quanto em modelos experimentais. A droga sintetizada foi capaz de matar células cancerígenas da pele e reduzir, em média, 45% do volume de células tumorais em animais, num período de 13 dias consecutivos de tratamento.
Para saber mais: https://d.emtempo.com.br/amazonas-cidades/213436/pesquisa-no-am-mostra-eficacia-em-tratamento-de-cancer-de-pele
Por Erika Rodrigues
Nenhum comentário