Tese defende a importância das plataformas digitais na formação dos professores
As novas tecnologias, como plataformas e mídias digitais, acarretaram efeitos na área da educação. Assim, por meio delas, decorreram renovações nas formas de organização e comunicação de conteúdo, sendo essa síntese a tese de doutorado defendida pela doutoranda Maria Ione Feitosa Dolzane, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na quarta-feira, 22, no ambiente online.
A tese intitulada Geopedagogia da Imanência Digital. Uma Outra Ambiência de Formação Continuada de Professores no Amazonas foi orientada pela professora doutora Zeina Rebouças Corrêa Thomé (Faced) e aprovada pela banca de professores doutores, dos quais faziam parte: Beatriz Helena Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioest), Crediné Silva de Menezes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luíza Maria Bessa Rebelo, da Faculdade Martha Falcão (MF/PPSP), Alberto Nogueira de Castro Junior, do Icomp/UFAM, e Antônia Silva de Lima, da Faced\UFAM.
Em sua pesquisa, Ione Feitosa demonstra que a implementação do Centro de Formação Continuada de Professores no Amazonas (CEFORT) trouxe um novo espaço às atividades de formação continuada de professores no Amazonas, desenvolvendo e transformando para novas formas de atuação o trabalho docente e, dessa forma, imprimindo aprimoramentos adequados a esse novo campo. Assim, a pesquisa construída, baseada em um conceito filosófico pós-estruturalista, teve seus processos acompanhados a partir do CEFORT.
Na tese é conferida uma geografia construída de práticas coletivas no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), executado por meio do CEFORT, implementada por professores pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação, mestrado e doutorado que desenvolveram materiais como livros, softwares, vídeos, ambientes virtuais, criação iconográficas/infográficas de imagens, metodologias aplicáveis aos ambientes virtuais, que estarão presentes em programa de cursos, ateliês de atividades pedagógicas, eventos etc.
A pesquisadora explica a contribuição do CEFORT-AM na formação continuada de professores, contemplando extensão de saberes e práticas para o desenvolvimento permanente e continuado para uma melhoria no sistema de ensino na educação básica nos municípios do Estado do Amazonas.
Para mais informações, acesse o link: https://ufam.edu.br/ultimas-noticias/1674-tese-defendida-na-ufam-destaca-importancia-das-plataformas-digitais-na-formacao-continuada-de-professores-no-amazonas.html
Por: Gabriela Brasil
Divulgação UFAM
Nenhum comentário