UFAM e Unesco produzem conteúdo de prevenção à covid-19 em língua ticuna
Fonte: Facebook da GAPMIL Youth
Para alertar comunidades ribeirinhas sobre o vírus que já matou mais de mil indígenas na Amazônia, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ – UFAM Campus Parintins) e a Aliança Global para Parcerias em Mídia e Alfabetização Midiática (GAPMIL), iniciativa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), produziram materiais de prevenção à Covid-19.
O conteúdo, destinado ao povo Ticuna consiste em um vídeo informacional com dicas de prevenção e uma animação sobre as formas de contágio do vírus. No vídeo, a discente Emilli Marolix, de etnia Ticuna, traduz um texto com informações disponibilizadas pela organização para sua língua nativa. Já a animação mostra de forma didática como ocorre a infecção pelo vírus e a importância do uso de máscaras.
O material faz parte de uma série de vídeos da Aliança HILA, composta por jovens embaixadores da GAPMIL, que buscam diminuir a desinformação sobre a Covid-19 nas comunidades, utilizando uma linguagem de fácil compreensão. Ao todo, foram produzidos oito vídeos para etnias específicas, como a Ticuna e a Mundurucu. O vídeo pode ser acessado em https://m.facebook.com/GAPMILYouth e a animação está disponível no canal da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFAM, no YouTube (www.youtu.be/8pQIP0I__bY).
Para saber mais, acesse: https://amazonasatual.com.br/ufam-e-unesco-criam-video-na-lingua-tikuna-sobre-prevencao-a-covid-19/.
Por Nendra Sued
Nenhum comentário