Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

4ª Reunião do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) acontece hoje, dia 27, a partir das 14h

 


Dia 27 de agosto, às 14h (horário de Manaus), o Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), realiza palestra intitulada “El acompañamiento pedagógico de los docentes principiantes en centros de difícil desempeño a través de la mentoría”. O encontro reúne as professoras Ana María Martín Cuadrado e María José Corral Carrillo, vinculadas à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada na Espanha; e o coordenador do projeto Acompañamiento y Mentoría docente para el profesorado novel en centros de difícil desempeño del Polígono Sur. Sevilla, professor Antonio F. Estrada Parra. A mediação será feita pelo docente da Ufam, professor Fabrício Valentim.

 A transmissão ocorrerá no canal da GFEPED, para acessar basta clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/channel/UCt5h4a5cakmkojW5EaFJNqQ

Sobre a palestra

 O acompanhamento de professores e alunos em áreas de difícil desempenho torna-se uma prática formativa que, por um lado, garante aos professores a formação das competências e conhecimentos de que necessitam para trabalhar com alunos que apresentam vários tipos de desvantagens; e, por outro lado, garante que os alunos atinjam o nível mínimo de competências básicas, evitando uma situação de falta de equidade e inclusão que costuma levar a um maior fracasso escolar. No Polígono Sul de Sevilha (Espanha), espaço urbano em que sua população apresenta situações estruturais de extrema pobreza e marginalização social, são realizadas ações educativas que envolvem toda a comunidade educativa.

O projeto de investigação que apresentamos, e que é subsidiado pelo Ministério da Educação e Desportos da Comissão de Andalucía, consiste num plano de indução que incide no acompanhamento dos professores iniciantes que chegam à zona para evitar a rotatividade excessiva e constante que existe nos centros educacionais, o que contribuiria para o desenvolvimento de sua identidade profissional docente e para uma melhor ação educativa e teria repercussões na elevação, de alguma forma, dos índices de desempenho escolar.

Para saber mais, acesse: https://www.ufam.edu.br/ultimas-noticias/2783-brasil-espanha-acompanhamento-pedagogico-de-docentes-em-centros-de-dificil-atuacao-e-tema-de-palestra-dia-27-de-agosto.html

Por Caio Profiro

Nenhum comentário