Conheça o Blog do PETCom no Medium

Agência Experimental de Notícias

UFAM irá ofertar cursos de Mandarim em parceria com outras instituições Acordo de cooperação foi assinado na primeira sexta-feira (2) deste mês

 

Foto: UFAM/Divulgação

Na sexta-feira (2) deste mês, ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e o Instituto Confúcio para a oferta de cursos de Mandarim no campus da UFAM.

O reitor da UFAM, professor Sylvio Pulga, comentou sobre a importância da oferta dos cursos para a qualificação dos profissionais que necessitam do Mandarim para o trabalho. “Muitas empresas chinesas estão sediadas no PIM, que necessitam do idioma Mandarim, e agora essa oportunidade será dada, através desse convênio”, afirmou Pulga em entrevista à assessoria da Aleam.

O deputado João Luiz, coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da Aleam também destacou a importância da assinatura do acordo para a qualificação dos profissionais do estado. “[...] as empresas chinesas estão se instalando no Polo Industrial de Manaus (PIM) e precisamos desses profissionais qualificados com a linguagem do mandarim. Isso é muito importante para o nosso Estado, para a nossa educação, para geração de emprego e renda”, afirmou o deputado em entrevista à assessoria da Aleam.

Estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça, de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, vereador de Manaus, Márcio Tavares, vereador de Presidente Figueiredo, César Amaral, presidente da Organização de Mulheres de Negócios e Profissionais e advogada Grace Benayon, vice-cônsul adjunta do Japão em Manaus, Reiko Nakamura, duas professoras Xing Chen e Ruiyi Li, da Universidade de Hubei (China), que vão ministrar as aulas na UFAM, Ye Dan, diretora pedagógica chinesa do Instituto Confúcio, Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professora Artemis de Aráujo Soares e diretora acadêmica da Faculdade La Salle, professora Maria de Fátima Brito Durães.

Para saber mais acesse: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/5666-ufam-assina-acordo-de-cooperacao-com-a-universidade-de-sao-paulo-unesp.html

Por: Cauê Pontes

         

Nenhum comentário