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Arquivo Central da UFAM completa 20 anos

 

O Arquivo Central da UFAM foi fundado em 27 de junho de 2001, é uma unidade administrativa da UFAM que completou seu vigésimo aniversário neste ano de 2021 e, em seu extenso acervo, estão contidos mais de 5 mil metros de documentos. Do mesmo modo em que atua na preservação e desenvolvimento de seu acervo, esta unidade também atua na modernização administrativa, e no desenvolvimento do conhecimento nas áreas de gestão de arquivos, gestão eletrônica de documentos e Arquivologia, tendo promovido diversos cursos, treinamentos, capacitações e consultorias destas áreas durantes os seus 20 anos de atuação.


Histórico

Inicialmente situado no Centro de Manaus, o Arquivo Central foi criado com o intuito de resgatar, organizar, preservar, conservar e armazenar o acervo documental produzido pela UFAM, e desde então já passou por quatro gestões e três localidades diferentes, estando localizado atualmente no Bloco H, do Setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.


Em seu amplo acervo, é possível encontrar vários documentos antigos de unidades da UFAM, como: reitoria, diretoria Executiva (DIREX), Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), Pró-reitoria de Planejamento e desenvolvimento Institucional (Proplan), Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proadm), entre outras unidades.


Avanços, preservação e modernização

Servidores do Arquivo Central, relataram ao site da Universidade a contribuição do Arquivo Central no êxito e no aprimoramento da administração da UFAM durante esses 20 anos, além de reforçar a constante busca pela atualização dos modos de gestão do acervo, para estar sempre antenados e  preservando a imagem institucional da Universidade.


Atuando na modernização da Instituição, o Arquivo Central foi crucial na instalação do Serviço Eletrônico de Informações (SEI) da UFAM, com a disponibilização de seu quadro de colaboradores para atuarem na Comissão de Implantação do Sistema em certos períodos e disponibilização de equipamentos e local para a realização da Comissão.


Outras ações

O Arquivo Central também está inserido no desenvolvimento de outras ações e atividades, como: a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), no Comitê gestor do SEI; o Comitê de Governança Digital (CGD); a elaboração de normativas na área de gestão de documentos digitais e não-digitais; as contribuições para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM (PDI/Ufam); consultoria arquivística para unidades administrativas e acadêmicas; apoio aos arquivos setoriais da Universidade, apoio às atividades acadêmicas em projetos de extensão na área arquivística, estágios supervisionados na área de Arquivologia.


Para saber mais: https://www.ufam.edu.br/ultimas-noticias/2664-arquivo-central-da-ufam-completa-20-anos.html.

Por Fernando Lopes


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