Vice-reitora, Therezinha Fraxe, toma posse
No dia 7 de julho, foi realizada no Auditório Eulálio Chaves a cerimônia de posse da vice- reitora Therezinha Fraxe, pró-reitores e diretores e assessores de diretores de Órgãos Suplementares da Universidade Federal do Amazonas, quadriênio 2021-2025. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, a cerimônia ocorreu somente com a presença dos empossados e reconduzidos aos cargos, sendo transmitida no canal da Universidade no Youtube.
A vice-reitora, em seu discurso, recorda sua trajetória de 38 anos na UFAM, experiências no interior do Estado e conexão com meio ambiente, comprometendo fortalecer o vínculo com as Unidades Acadêmicas: “Somos uma única Universidade e lutaremos juntos, discentes, docentes e técnicos-administrativos, por uma UFAM mais inclusiva, equitativa e amazônica”, disse.
Durante a cerimônia, o reitor Sylvio Puga falou dos desafios durante sua gestão. Emocionado ao relembrar de membros da comunidade acadêmica vítimas da Covid-19, o doutor em economia conta: “No dia 13 de março de 2020, ao suspender as atividades presenciais na UFAM, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida. A decisão interferiria na vida de 40 mil pessoas e só foi possível porque estávamos amparados pela ciência. A UFAM tinha Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico do Novo Coronavírus antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia, e com a chegada do vírus ao Estado, tomei a decisão de preservar vidas. Sabíamos das críticas, mas também sabíamos que era a decisão correta, pois tínhamos ao nosso lado cientistas. Tal decisão foi fundamental para nossa Instituição que, mesmo tendo perdas irreparáveis, conseguiu minimizar o número de vítimas de covid 19. Quero aqui, na pessoa do saudoso pró-reitor adjunto da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Luiz Simão Botelho Neves, homenagear, com todo respeito, a todos os membros da comunidade acadêmica que nos deixaram de forma repentina e tornaram-se lacunas para a UFAM”.
O reitor ainda enfatizou o papel da vice-reitora em representar o interior do estado. “A nossa vice-reitora será a voz do interior da Amazônia na gestão superior. Contaremos com ela para estreitar esses laços. Neste segundo mandato, seguiremos trabalhando para todos, colocando o projeto institucional da UFAM em primeiro lugar.” Finalizando sua fala, o reitor lembra dos desafios que virão, mas diz estar pronto para o recomeço.
Tomaram posse na mesma noite a professora Ângela Bulbol pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm), professora Kátia Schweickardt pró-reitora de Gestão de Pessoas, e professora Tanara Lauschner pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec). Os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), de Ensino de Graduação (Proeg) e Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) foram mantidos nos cargos.
Sylvio Puga, reitor da UFAM, é Professor do Departamento de Economia e Análise (DEA) da Faculdade de Estudos Sociais (FES/Ufam). Graduado em Ciências Econômicas, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Economia. Puga tem experiência na área de História Econômica, Economia Regional e Urbana e Política e Planejamento Econômico.
A vice-reitoria Therezinha Fraxe é graduada em Agronomia pela UFAM (1987), Mestre (1997) e Doutora (2002) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professora Titular da UFAM, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA).
Para mais informações: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/2667-vice-reitora-therezinha-fraxe-toma-posse-comprometida-em-impulsionar-o-conhecimento-cientifico-no-interior-do-amazonas.html
Por Beatriz Farias
Nenhum comentário